sábado, 5 de setembro de 2009

EXERCÍCIO XII - A PARTIR DE COMENTÁRIOS BREVES...

1. CARUMA disse...
E se Pilatos não tivesse votado em branco? Se tivesse decidido a favor de Cristo? Ou contra Cristo?No momento da decisão, dá-se ou tira-se a vida... o resto é alijamento da responsabilidade.
3 de Setembro de 2009 11:02

Resposta de M.B.:

Se Pilatos "não tivesse votado em branco" a única coisa certa é que a história seria outra...e uma das possibilidades seria "nunca Cristo ter salvo a Humanidade"! (ou melhor, a História da Salvação seria outra, porque Deus teria imaginação suficiente para adaptar o seu Projecto a essa decisão!). "No momento da decisão" de votar num partido não está em causa a vida de ninguém; quem vota em branco e quem se abstém (por convicção) sabem que estão a deixar para aqules que se consideram esclarecidos (os que não votam em branco nem se abstêm) a decisão sobre o partido que irá governar o País; isso significa simultaneamente reconhecer e aceitar a vontade dos outros e, eventualmente, da maioria (e isto é humildade democrática) e ficar em condições de exigir maior responsabilidade aos que votaram no partido do governo pelo tipo de governação que irá ser adoptado. Quem foi mais responsável pela morte de Cristo: Pilatos (que lavou as mãos) ou os fanáticos que "não votaram em branco" mas que não ficaram na História?


2. Dimi disse...
O voto não esgota a cidadania democrática, mas é sua condição essencial e se todos nos abstessemos de votar alienaríamos a democracia.Dimi


4 de Setembro de 2009 0:12

Resposta de M.B.:

Que o voto é "condição essencial" da "cidadania democrática" creio que estamos todos de acordo. E quem vota em branco manifesta ou não sentido de "cidadania democrática"? E quem se abstem por convicção (pelo facto de pensar que nenhum dos partidos responde ao que lhe parece essencial) não está a revelar consciência política? Portanto a questão está em saber o que se deve fazer para encontrar alternativa ao voto em branco e à abstenção. Por que razão o cidadão há-de votar no partido A ou B ou etc...? Que garantias tem de que o partido em que vota não irá defraudar as suas expectativas (como aconteceu com o voto de muitas pessoas no PS em 2005)? A abstenção de todos significaria a "alienação da democracia"?!! "A abstenção de todos" é, no mínimo, uma hipótese absurda! A partir de que valor da abstenção é que temos"alienação da democracia"?
A questão principal é a seguinte: que mecanismos têm sido criados (pelos governos, instituições,etc.) ou que são propostos, por exemplo nos programas eleitorais, para solicitar e motivar os cidadãos a intervir na política e a votar? Cito Mário Soares de um livrinho acabado de sair, Elogio da Política, Sextante Editora, Setembro de 2009, pág 45: [Há uma] "diferença entre a democracia liberal , individualista, no sentido de «cada homem, um voto» - e eleições livres com prazos marcados - que os americanos tanto gostam de proclamar, e a democracia social , que insere no conceito de governar preocupações económicas e sociais, tentando reduzir a desigualdade entre as pessoas...". Tanto quanto já li deste livro, Mário Soares não inclui explicitamente na "democracia social" procedimentos que poderiam estimular a intervenção regular dos cidadãos na vida política (e isso é uma falha, a meu ver). Mas é explícita a crítica do autor aos modelos "liberais" e puramente "representativos" em que a democracia significa votar de quatro em quatro anos...
Talvez volte, brevemente, a este livrinho...
Saúde.

M.B.

Sem comentários:

Enviar um comentário