domingo, 20 de setembro de 2009

ELEIÇÕES LEGISLATIVAS 2009 - PONTO DA SITUAÇÃO COM ALGUMAS ALTERAÇÕES...

Não vi nenhum debate com os líderes políticos na televisão. Não tenho visto as entrevistas humorísticas dos políticos com o Gato Fedorento. Mas fui a um debate com representantes dos partidos BE, PCP, PS, MEP, PSD e CDS (pela ordem na mesa da esquerda para a direita) que teve lugar na Faculdade de Direito na semana passada organizado pelo Forum Liberdade de Educação. Na comunicação social dei conta dos resultados de algumas sondagens recentes.
Partindo das impressões de pessoas que têm acompanhado estas iniciativas e pelo que tenho seguido gostaria de colocar as seguintes hipóteses para o dia 27 de Setembro:

H1 – Nenhum partido terá maioria absoluta de votos;

H2 – É muito provável que o PS tenha um resultado (ligeiramente) superior ao do PSD;

H3 – O BE terá um aumento significativo em relação às últimas legislativas e, talvez, mesmo
em relação às europeias;

H4 – o PCP e o CDS têm resultados muito próximos.

Partindo do princípio que H1 é indiscutível e que H4 se verifica: se se verificarem H2 e H3 tudo vai depender do que for ” ligeiramente superior” e do “aumento significativo”.

Verificando-se H2:
Hipótese H2a: a diferença entre o PS e o PSD é igual ou superior a 3%; o PS-Sócrates dirá que “obteve uma vitória clara e contra muitas expectativas e que está pronto para formar governo”;
Hipótese H2b: a diferença é inferior a esse valor; o PS-Sócrates dirá apenas que “obteve a vitória e que está pronto para assumir as suas responsabilidades”.

Verificando-se H3:
Hipótese H3a: O BE obtém uma votação superior às europeias isto é, um resultado da ordem dos 10%; o BE dirá que a “governação não pode continuar a ser feita como até aqui”;
Hipótese H3b: o BE obtém um resultado igual ou superior a 12%; neste caso dirá, certamente, que “a governação não pode ser feita sem tomar em conta as suas propostas”.

Portanto pode acontecer:

H5: H2a e H3b verificam-se e o PS + BE tem a maioria absoluta no Parlamento. Que há a fazer? UM GOVERNO DE COLIGAÇÃO!
H6: H2a e H3b (ou H2a e H3a; ou H2b e H3) verificam-se mas o PS + BE não têm maioria absoluta no Parlamento. Que há a fazer? Não se poderá fazer nada de significativo. Neste caso nenhuma soma com dois elementos dá maioria absoluta (excepto PS+PSD mas este cenário não viabiliza um governo) e uma soma com três elementos é muito pouco provável. Portanto teremos que esperar.

Ora, se se verificar H5 temos uma alteração significativa de governo. Qualquer outro conjunto de resultados constitui tempo de espera.

Para se verificar H5 tem que se verificar H2a: o que o PS tem feito e o que o PSD tem feito e dito tornam H2a altamente provável.
Para se verificar H5 tem que verificar H3b: o que o BE tem dito até ao momento não é suficiente para a ocorrência de H3b ter probabilidade igual ou superior a 40%.

CONCLUSÃO FINAL: uma vez que as eleições também significam uma indicação da parte dos eleitores do sentido em que os partidos devem caminhar, pode bem acontecer a hipótese H5 mesmo que tanto o PS-Sócrates como o BE não tenham consciência disso! Portanto, quem pensa assim deverá votar BE, nestas eleições! Creio que vou mudar o sentido do meu voto expresso em 29 de Agosto de 2009!

Sem comentários:

Enviar um comentário