domingo, 3 de maio de 2009



PALAVRAS DECISIVAS… DO BISPO DE VISEU, D. ILÍDIO LEANDRO:






D. Ilídio Leandro, Bispo de Viseu, defendeu, há poucos dias, o uso do preservativo pelas pessoas portadoras do vírus da Sida. Mantém tudo o que escreveu anteriormente e vai mais além ao defender o divórcio nos casamentos em que um dos cônjuges é vítima de violência doméstica.
Esta reacção suscitou uma polémica com o Vaticano que, através do director da sua sala de imprensa, Frederico Lombardi, afirmou, de acordo com o Diário de Notícias, que "o assunto é muito delicado, pelo que os comentários terão de ser feitos pelas autoridades competentes, de um modo mais correcto, e na sede apropriada".


Durante uma conferência sobre pobreza, em Abril passado, D. Ilídio Leandro realçou que enquanto muitos portugueses não têm dinheiro para sobreviver, há muitos gestores a receber vencimentos "volumosos" e ainda ganham "prémios e luvas". E instou os administradores, públicos ou privados, a reporem o dinheiro que possam receber em excesso, muitas vezes "usado em benefício próprio". A riqueza de uns não pode ser "a sombra" de outros, afirmou.


É preciso comentários a estas palavras? Independentemente, ou melhor, a partir das crenças religiosas (naturais e razoáveis) e até mesmo das convicções políticas (racionais e justas), o que é que se deve fazer perante situações destas? Talvez nos possam servir de guia palavras que têm sido proferidas por mulheres e homens de bom senso: “Prefiro não ser crente a ser fanático”; “Prefiro ser pobre do que ostentar a riqueza mesmo que esta seja obtida por todos os meios legais”.

Sem comentários:

Enviar um comentário