sexta-feira, 1 de maio de 2009

HOMENS, SOLDADOS E GUERRAS?
EM ABRIL? EM MAIO?





A autora deste retrato chamou-lhe "soldadinho de espuma". As palavras ajustam-se à figura: a roupa farfalhuda, o boné descaído, os olhos semi-cerrados sugerem uma fragilidade e uma tristeza que contrastam com os soldados de Abril!

Mas este pode ter sido também, posteriormente, um soldado de Abril! Não convém esquecer que os jovens portugueses foram obrigados a participar, a partir de 1961, directamente na guerra que Portugal manteve em África até 1974! Este era o rosto de muitos jovens portugueses quando sabiam que era a guerra que os esperava! E é o rosto de muito jovens que ainda hoje sabem que é a guerra que os espera!

Este rosto poderá transformar-se no rosto da liberdade! Mas para isso vai ser preciso uma certa consciência e alguma coragem de muitos soldados, de muitos homens, de muitas mulheres, não de espuma mas de carne! Foi isso que aconteceu com os soldados de Abril de 74, em Portugal! É isso que é preciso que volte a acontecer com os jovens, os homens e as mulheres de cada dia que passa!

Sem comentários:

Enviar um comentário