segunda-feira, 17 de agosto de 2009

EXERCÍCIO III - DILEMA DA ESQUERDA?!
(COM A DEVIDA AUTORIZAÇÃO DO AUTOR, ANTÓNIO NEVES)

O voto nas Legislativas de Setembro de quem é genuinamente de esquerda constitui um dilema negativista bastante complexo. Parece-me que a questão se coloca assim: Não votar PS e entregar o poder ao PSD + CDS (+ Cavaco) e sentir o bafo dos vampiros de sempre, ou votar no PS de Sócrates e aturar toda a sua arrogância e desfasamento da realidade mais quatro anos. Este dilema, que parece simples, idiota, e até absurdo, só tem razão de existir devido à intensidade de rejeição que o próprio Sócrates criou à sua volta e quanto a mim, em última análise, anuncia claramente o seu fim político. Imaginemos, como exercício, a situação limite em que PS e PSD estão exactamente empatados e é o MEU voto que vai decidir quem será o brilhante e competente chefe do futuro governo e quem vai desaparecer da cena por uns tempos. O dilema rebenta-me o coração, porque o Sócrates me fez perder a razão: contribuir para a festa daqueles que seriam a nata do salazarismo se ele regressasse é insuportável, mas a ideia de ter mais quatro anos de triunfalismo idiota também não me conforta. Voto. O empate prevalece; o Senhor Presidente da República fica, com o empate técnico, sujeito a um dilema positivo, e decide, por mim e, certamente, contra mim, que votei com o coração contra a arrogância e entreguei o poder à intolerância.
Um abraço António Neves.

1 comentário:

  1. Já que ninguém comenta o meu Dilema, transcrevo de Marina Costa Lobo publicado no Jornal de Negócios e no Público o seguinte texto: "O voto fragmentado na Esquerda reverterá directamente a favor de um governo de Direita a partir de Outubro". Sobre o mesmo assunto ver também o artigo "Responsabilidades" publicado no P2 do Público por São José Almeida onde se diz:"Se a maioria parlamentar de esquerda for categórica, haja dirigentes partidários à altura do momento histórico que terão entre mãos. Haja vontade e coragem política para (...)". Infelizmente, relembra: "Se se confirmar que o PCP e o BE têm mais de 20 por cento dos votos, tal não acontece pela primeira vez, pois em 1979 a CDU e a UDP superaram tal percentagem, o que é facto é que nessas eleições a Aliança Democrática, portanto a direita, ganhou". Direi eu: duas respostas absolutamente demolidoras ao meu Dilema, que serão recordados em 27 Setembro. A.Neves.

    ResponderEliminar