segunda-feira, 8 de junho de 2009

A PROPÓSITO DAS ELEIÇÕES EUROPEIAS DE 7 DE JUNHO DE 2009 (ONTEM...!) E DAS OUTRAS QUE AÍ VÊM!

Prometi que voltava hoje para dizer uma palavra sobre as eleições de ontem. Como devem saber, o Partido Social Democrata obteve cerca de 31,6% dos votos; o Partido Socialista - 26,6% dos votos; o Bloco de Esquerda -10,7% dos votos; O Partido Comunista - 10,6% e o CDS - 8,4%. As abstenções rondaram os 63%.
COMENTÁRIO: o PS desceu mais do que eu estava à espera; o PSD subiu um pouco mais do que eu estava à espera; o Bloco passou a barreira dos 10%; os resultados dos outros partidos e a percentagem de abstenções foram os valores esperados. José Sócrates é o principal derrotado; o Bloco de Esquerda é o principal beneficiado (não digo vencedor!). O facto principal destas eleições é, portanto, a derrota de Sócrates e dos que pensam que a política se faz com o aproveitamento de maiorias absolutas circunstanciais e de espectáculos mediáticos!
Este é um ANO DECISIVO, escrevi na NOTA DE ABERTURA deste blog, há algumas semanas. Do ponto de vista político já estamos a ver porquê. Talvez por isso, voltámos a juntar um grupo de amigos ao fim da tarde (em vez de ser ao serão como antigamente...) para confraternizar e fazer apostas sobre os resultados. A política também se faz com estes encontros, sobretudo se os partidos a que estamos ligados não nos convencem com a sua prática ao longo de vários anos; aliás, sem estes encontros domésticos, a política fica reduzida aos comícios ruidosos e tantas vezes demagógicos que já não convencem a maioria dos cidadãos.
As próximas eleições serão as legislativas. Se o Partido Socialista obtiver uma votação inferior à do PSD, terá que encontrar outro Secretário Geral; se o Partido Socialista obtiver uma votação superior à do PSD mas não obtiver a maioria absoluta, José Sócrates terá que dizer o que vai mudar no seu tipo de governação e com que partido ou partidos está disposto a entender-se; se o Partido Socialista obtiver a maioria absoluta, a vitória é de José Sócrates e são muitos os militantes socialistas que terão que se posicionar no interior do partido.
ESTE É UM ANO DECISIVO!

1 comentário:

  1. 2009/2010, um ano decisivo? Uhmmmmm, não me parece! Se o PS perder nas legislativas terá que haver outro secretário-geral, parece pacífico, estranho mesmo é que consiga chegar até lá. Mas, e depois, que há nisto de decisivo a não ser a habitual alternância? Se o PS “ganhar” sem maioria absoluta, Sócrates terá que dizer o que muda na sua política, o que não lhe trará grandes dificuldades, a experiência do dizer é grande ... mas quanto a entender-se com outro(s) partido(os), será preciso que esses outros estejam na disposição de se entender com ele. Admitindo a sua última hipótese: o PS, com o seu actual líder, obtém maioria absoluta nas legislativas. Que legitimidade acrescida terão nessa altura os militantes do partido socialista para se posicionarem de modo diferente no interior do partido?

    ResponderEliminar