quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

FILMES E REALIDADES FAMILIARES… (I)


Uma família é um grupo mais ou menos alargado, mais ou menos complexo. De indivíduos, de pessoas diferentes e iguais. Cada um é (vai-se fazendo ou vai fazendo) uma personalidade própria. Como conciliar a vontade e o gosto de cada um com os outros? Como é que o que aprendemos na família de origem se vai transmitir ou vai influenciar a família que iremos criar?
“Tetro” é um filme sobre a família, ou melhor, sobre famílias. Em particular “aa famílias” argentina, italiana e ,portanto, a família americana. Mas é também um filme sobre personalidades individuais, em particular sobre certos filhos e certos pais. Individualmente e emocionalmente o poder, o prestígio e a rivalidade podem determinar as relações entre os membros da família. Quando isso acontece os conflitos são fortes e é natural que um filho “exija”, pelo menos simbolicamente, a morte do pai.
O preto e o branco de Vicent Gallo é muito interessante; a personagem do filho mais novo não me parece convincente. O “Festival da Patagónia” talvez não fosse necessário…

Sem comentários:

Enviar um comentário